1ª TERÇA-FEIRA DE CADA MÊS – 09h às 12h

DATA SCIENCE LEADERS

Vivemos na era digital e do crescimento exponencial da conectividade. A proliferação de dispositivos inteligentes, sistemas de informação e a rápida expansão da internet impulsionaram a criação e o armazenamento de informações em uma escala colossal. A consultoria International Data Corporation (IDC) estima que em 2025 a quantidade de novas informações geradas ao ano ultrapasse 175 trilhões de gigabytes.

Essa avalanche sem precedentes na geração de dados faz com que a Data Science/Ciência de Dados seja uma das áreas mais emergentes em todos os setores de mercado, e sua demanda continua crescendo constantemente impulsionado pela necessidade das empresas em transformar dados em ações estratégicas.

A Data Science é a tendência para se manter à frente no mercado, com a aplicação de técnicas que se dedicam em extrair conhecimento a partir de grandes volumes de dados estruturados e não estruturados. Os insights gerados ajudam organizações aumentar a eficiência operacional, direcionar campanhas de vendas e identificar novas oportunidades de negócios.

Neste cenário em que os desafios e a dependência das empresas por análises dados podem gerar oportunidades, receita e inovação, o Instituto Information Management (IIMA), em parceria com Associação de Empresas e Profissionais da Informação (ABEINFO), têm o prazer de convidar você para acompanhar o  Data Science Leaders, um encontro mensal dedicado a cases inspiradores, experiências reais e a importância estratégica do profissional para o sucesso das organizações.

Sempre ONLINE e AO VIVO na Internet, o Data Science Leaders oferece a oportunidade de se juntar a uma comunidade apaixonada e por extração, análise e geração de insights  e aprofundar seus conhecimentos sobre as melhores práticas na primeira terça-feira de cada mês.

Não perca essa chance de fazer parte dessa experiência enriquecedora e se conectar com os principais especialistas do setor! O programa tem a condução do facilitador Wagner Drumond, com manhãs inteiras de conteúdo divididas em três apresentações de uma hora de duração, com especialistas convidados.

Próximo encontro:  07 de maio/2024 (Terça feira)

Carregador Sem Fio - Indução

A cada edição teremos o sorteio de 1 carregador sem fio (Indução) compatível com iPhone, Samsung, Xiaomi e outros. Ultrarápido – Wireless de Alta Tecnologia – Carregamento rápido para todos os dispositivos compatíveis.

Publico alvo

Profissionais atuantes nos mais diversos setores, que precisam ou desejam adquirir conhecimentos sobre captura, extração e tomada de decisão estratégica a partir das diversas vertentes da Ciência de Dados

Parceiros

Realização

Apoio

W Drumond

Próxima edição

07 de maio de 2024 – 09h às 11h

Palestrantes Confirmados

Conheça os palestrantes confirmados para o evento. Para se conectar via “Linkedin” clique no botão abaixo de cada foto.

Josias Oliveira

Bio : Docente de Data Analytics na Unicamp Docente de Business Intelligence na FIA – Fundação Instituto de Administração 

Título da Palestra: Dados: O caminho para tornar qualquer empresa mais Data Driven. 

Resumo: Hoje, somos pouco mais de 8,1 bilhões de pessoas no mundo conforme as estimativas mais recentes da ONU. Desta população, cerca de 66,2% está conectada à internet. Em 2030, seremos cerca de 8,5 bilhões de pessoas segundo estimativa das Nações Unidas com 90% da população acima de 6 anos de idade conectada à internet, segundo a Cybersecurity Ventures. Este fenômeno social e digital é a maior mudança na história da humanidade: qualquer pessoa de qualquer lugar no globo estará conectada a qualquer outra pessoa no mundo. Há, portanto, grandes desafios em torno desta agenda de evolução da humanidade e todos eles tem um tema em comum: Dados! Assim, já é possível perceber que o mundo, com experiências cada vez mais digitais, emprega um ritmo diferente de compreensão de comportamentos e eficiência! Tudo, agora, está repleto de variáveis quase indomáveis e estilos ultra-ramificados que não podem mais ser percebidos apenas pela mente humana, o feelling. Por isso, o futuro dos negócios está nos Dados, e quem souber capturar, organizar, analisar e decidir a partir de grandes volumes de Dados estará à frente. Esse caminho sem volta precisa de forte interpretação da liderança a fim de promover ações consistentes de transformação cultural e digital, de modo a garantir a sobrevivência do negócio. Não é exagero! É muito real! Você encontrará grande estímulo nesta palestra com reflexões sobre desenvolver uma organização Dirigida por Dados (Data Driven), crescendo o seu capital intelectual (Data Capital) sobre o próprio negócio, suportando a tomada de decisão com Produtos de Dados (Data Products) e abrindo um horizonte de diferencial competitivo mais amplo, mais inteligente e mais sustentável.

Alexandre Fegyveres

Bio : Engenheiro de Produção pela Poli – USP, com pós-graduação em Finanças na FGV, MBA em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral e Pós-MBA pela KelloggResponsável nos últimos anos pela gestão de times de Data & Analytics em bancos, seguradoras, companhias aéreas e programas de fidelidade.Apaixonado pela solução de problemas de negócios por meio de todas as dimensões de Analytics: Dashboards, Estudos, Modelos Estatísticos, Testes de Negócio, Simulações de Cenários, Otimização e Análises de Pesquisas. Também interessado na busca de novas fontes dados e gestão dos mesmos de modo a gerar valor agregado às organizações em que atuo e compor uma visão holística de seus clientes. Em constante busca por conhecimento e desafios que impulsionem o crescimento pessoal e profissional. 

Título da Palestra: Como as seguradoras de vida e as empresas operadoras de saúde podem usar programas de fidelidade com base em bem estar para aumentar o lifetime value de seus clientes.

Resumo: Os momentos da verdade experimentados pelos clientes de seguradoras de vida ou operadoras de plano de saúde normalmente ocorrem na aquisição e renovação dos planos, em situações de reclamações ou problemas ou ainda durante a indenização de sinistros ou atendimento médico-hospitalar. Não são necessariamente momentos muito agradáveis. Mas várias empresas estão desenvolvendo programas de bem estar e fidelidade recompensando clientes que adotem boas práticas de saúde, como a prática de exercícios físicos regulares, a realização de visitas médicas e exames preventivos, cuidados com vacinas, boas práticas de nutrição e higiene do sono, etc. Além de uma experiência gamificada e interessante, tais programas permitem estabelecer uma série de outros momentos da verdade com seus clientes, aumentando os pontos de contato com os mesmos. Maiores pontos de contato significam um maior volume de dados e um maior conhecimento das necessidades e demandas do cliente e das oportunidades para cross-selling e up-selling. Também permitem quantificar melhor por meio de dados os reais riscos de sinistros e custos com saúde, além de ajudar na redução de morbidades e na postergação de mortalidade. Clientes satisfeitos e recompensados tendem a cancelar menos seus planos e seguros. Esse tipo de programa é também um diferencial na atração de novos clientes. Em suma, tais programas impactam em vários drivers do lifetime value de clientes e ampliam enormemente o conhecimento sobre a sua base de clientes, orientando inclusive o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Bruno Quitzau Veiga

Bio : Formado em Engenharia de Alimentos pela USP, mas desenvolveu toda a sua trajetória profissional na área de dados. Na BlueShift, aprimorou os conhecimentos na área desenvolvendo soluções em diversos projetos e clientes.

Título da Palestra: Uso do XGBoost para problemas de regressão

Resumo: A demanda escolhida faz parte de um projeto maior que visa substituir o controle manual de processos por um sistema automatizado. O objetivo específico dessa demanda é analisar dados reais de equipamentos que controlam parâmetros do processo e prever esses parâmetros para os próximos 30, 60 e 90 dias. Isso permitirá que a equipe de análise de dados identifique potenciais necessidades de manutenção e intervenha preventivamente para evitar falhas e mau funcionamento dos equipamentos no futuro. depois disso vou falar dos ganhos que a empresa teve com o projeto, meus aprendizados, e concluir

Agenda / Programação

Clique na data para expandir a programação!

  • 09:00h – Dados: O caminho para tornar qualquer empresa mais Data Driven.  – Josias Oliveira
  • 10:00h – Uso do XGBoost para problemas de regressão – Bruno Quitzau Veiga
  • 11:00h – Como as seguradoras de vida e as empresas operadoras de saúde podem usar programas de fidelidade com base em bem estar para aumentar o lifetime value de seus clientes. – Alexandre Fegyveres
  • 12:00h – Encerramento

Garanta seu lugar GRATUITO!

Para participar preencha as informações abaixo! Será um grande prazer contar com sua participação.

A credencial Inclui:

Ao fazer o seu cadastro te enviaremos também um lembrete das próximas edições.

Contato

11 3391-4111

@2024 – Instituto Information Management – Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress
Rolar para cima